terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um resumo dos últimos dias

Bem, vou começar por Sábado, mais uma viagem mais uma despedida, nunca é fácil deixar para trás aqueles de quem gostamos e que fazem parte da nossa vida mas, tem de ser. Desta vez voei para Lille, nada de anormal, depois de chegar ao aeroporto toca a apanhar o shuttle para o centro da cidade, até aqui tudo bem. Uma vez no centro da cidade tinha de ir para a estação de comboio mas como não sabia qual era dirigi-me para a Gare Lille Europe, como é óbvio e como mandam as Leis de Murphy, quando algo pode correr mal, CORRE MESMO!!! Como é claro, enganei-me na estação, era suposto ir para Lille Flandres e fui para a outra mas, lá encontrei um dos funcionários dos caminhos de ferro franceses que era bastante simpático que me disse onde estava e para onde tinha de ir e ainda me vendeu o bilhete. Bem a outra gare só fica a 500 metros, mas como tinha uma hora até ao comboio lá fui admirando os sítios por onde passava, adorei as flores da estação das quais deixo uma foto abaixo:
Bem, agora é seguir caminho para a gare para onde tinha de ir... Encontrei facilmente uma das muitas entradas da gare, esta dá acesso ao metro e à Gare Lille Flandres, desci as escadas e tive a primeira surpresa, militares fardados e armados a fazer segurança na entrada e dentro do túnel, toda a gente pode achar normal mas, eu não! Se era suposto fazer-me sentir mais seguro, o efeito foi o contrário visto ter ficado apreensivo quanto à segurança na cidade mas, lá segui o meu caminho, caminhei largos metros pelos túneis e finalmente cheguei à gare. Mais uma vez um susto porque além dos militares aqui também havia policias armados sempre muito atentos a todos os movimentos de toda a gente. Ainda tinha meia hora de espera portanto andei a admirar a estação, não é especialmente bonita mas tem o seu encanto. Passada a minha espera lá vi no quadro electrónico que o comboio para Kortrijk partia da linha 12, mais uma vez começou a reinar a confusão na minha cabeça porque a linha não é na estação mas sim paralela a esta, orientei-me e corri para o meu comboio. Agora já só me faltava meia hora para chegar a Kortrijk, a viagem decorreu sem sobressaltos mas, pela primeira vez na Bélgica vi um "Pica" fazer o que é suposto fazer, controlar os bilhetes dos passageiros. Aqui vou deixar uma foto da Gare Lille Flandres:
Domingo foi um dia pacato, aproveitei para estudar e descansar... Passei quase todo o dia em casa mas ao fim da tarde fui passear um pouco por Kortrijk com o Izaro e o Enrique, andamos às voltas pela cidade e descobrimos uma cama elástica, parecíamos miúdos aos saltos, todos sorridentes.
Finda a nossa aventura na cama elástica fomos até ao centro da cidade para jantar, eles já conheciam um tasco turco (ou qualquer coisa desse género, aqui há mesmo muitos turcos, paquistaneses, etc.) e levaram-me lá, aconselharam-me a provar o Dürüm de carne de vaca, assim fiz e realmente é muito bom! Para acompanhar pedimos umas batatas fritas mas, desconhecíamos quais eram os molhos por isso olhamos para o menu e o primeiro que vimos com um nome apelativo foi o escolhido, Samurai, é uma espécie de mistura e maionese, ketchup, mostarda e algum piripiri, é bom mas às vezes sente-se um pouco de piripiri a mais. Depois disto fomos directos para casa para estudar um pouco mais e descansar.

Segunda voltei à rotina das aulas, não estava tão mal quanto pensava pois consegui acompanhar mais ou menos o que era dito nas aulas... Ao meio dia como sempre saímos das aulas mas hoje as perspectivas para a tarde eram um pouco melhores, íamos para Lille! Hora marcada 12:50 e os meninos estavam na estação de comboio prontinhos para embarcar em mais uma aventura! Andamos por Lille com os professores da KATHO como guias, visitamos monumentos e igrejas, num post anterior deixei as fotografias que tirei na viagem mas agora vou deixar só uma pequena seleção:




Well back to Kortrijk!!!

Terça (hoje): Hoje sim um dia de rotina mas, aulas de manhã, aulas à tarde, depois das aulas uma pequena voltinha pela cidade e para casa estudar, até aqui tudo bem! Durante a tarde foi chegando mais gente à Terrace House um turco, um ucraniano, um italiano, um russa, três espanholas. Isto começa a parecer a China com dez habitantes por metro quadrado. Depois de os cumprimentar e de nos apresentarmos era hora de jantar e assim fomos para a cozinha de baixo que é maior a fim de podermos estar todos juntos. O jantar foi muito animado com todas as diferentes culturas numa mesa só, é muito bom ver os diferentes hábitos das pessoas e apreciar como fazem as coisas. Depois de jantar, já na fase de arrumar a cozinha, começa a tocar o alarme de incêndio, um terror, acho que ainda não consigo ouvir direito, que barulho ensurdecedor!!! Como sempre ninguém mexe uma palha para resolver problema nenhum, portanto lá vou eu e o Izaro tentar descobrir de onde vem os fios que estão ligados a cada sensor para desligar o alarme de incêndio, o barulho era tanto que mal conseguia ouvir o meu próprio pensamento. Uma vez desligado o alarme surgiu-nos uma dúvida, o que o teria disparado, o fumo não tinha sido, tentando interpretar o painel do alarme e mais uma vez com a ajuda o tradutor (OBRIGADO GOOGLE TRANSLATOR!!!) lá descobrimos que o problema tinha sido um dos botões de alarme de incêndio que tinha sido partido. Nós pensamos que estava toda a gente na cozinha mas, não, estava uma das espanholas na parte de cima da casa e como não encontrou os interruptores da luz foi apalpando caminho, quando sentiu algo que pensava ser um interruptor fez força, escusado será dizer que activou o alarme! Mais uma artimanha e o interruptor ficou arranjado!
Por hoje acho que já escrevi o suficiente, deixo o novo mote da casa "Terrace house is a circus!".

PS: No tempo que não estive cá passaram-se algumas coisas engraçadas que o pessoal me foi contando mas a unica digna de registo foi a do Txumin que na quarta feira passada bebeu umas cervejas a mais e depois não encontrava o caminho para casa, andou perdido uma hora e meia em Kortrijk sem saber onde estava e pelo meio disso tudo ainda conseguiu cair duas vezes, dar cabo dos cotovelos e dos joelhos!

Bem agora sim acabei, por hoje é tudo!

2 comentários:

  1. Estou cansada de ler... eheh :P
    Até me perdi nos meus pensamentos e no que queria comentar... esqueci-me!! :(

    ResponderEliminar