terça-feira, 20 de setembro de 2011

14 a 20 de Setembro de 2011

Já há uns dias que não escrevo nada de interessante, hoje vou tentar redimir-me. Estes dias tem sido bastante ocupados, entre os exames do EILC e as viagens. O final das aulas do EILC foram muito emotivos para as professoras visto terem estado três semanas, todos os dias seis horas e meia por dia com os alunos e criaram um laço muito forte com eles, outra das razões para ser emotivo é o facto de para as três professoras as aulas que deram no EILC serem uma parte muito importante da sua licenciatura, isto porque elas foram avaliadas pelo trabalho que desempenharam e tanto quanto nos disseram tiveram muito bons resultados na avaliação!
Como já disse anteriormente no dia 15 foi o Welcome Day para os novos estudantes de Erasmus, foi interessante ver muito mais gente e descobrir quantas pessoas estavam em cada departamento. Na HANTAL (escola de ciências empresariais e estudos económicos) estão 60 pessoas, lembro-me de alguns números, doze Turcos, sete romenos, três portugueses, três Italianos, duas belgas que fazem parte do programa ERASMUS BELGICA (plano onde eles trocam alunos de região, algo um pouco estranho para estar a explicar aqui). Bem ontem dia 16 foi dia de viagem a Bruges (link para a wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Bruges ), um pesadelo foi a hora a que tive de acordar, às sete da manhã, preparar-me e ir para o T' Forum. Quando lá cheguei já lá estavam alguns alunos mas a grande maioria ainda não tinha chegado. Quando chegou toda a gente entramos para o autocarro e fomos Bruges, uma das coisas engraçadas no autocarro é que ninguém podia dormir, porque se não estava a confusão armada uma vez que se fazia de tudo a quem estivesse de olhos fechados. O guia do meu grupo, que foi quem nos acompanhou no autocarro, o professor Mathieu Brepoels, foi explicando o que íamos vendo pelo caminho, foi interessante perceber que há uma cooperativa de agricultores aqui na zona que funciona exactamente com as mesmas regras que funcionava há 400 anos atrás! Uma vez chegados a Bruges fomos dividos em dois grupos, metade foi com o professora Johan e outra com o professor Mathieu. Vou tentar fazer-vos uma pequena visita guiada através de fotos, vou dar o meu melhor.
Mal saímos do autocarro entramos num pequeno parque em que se podiam ver pequenas partes dos antigos muros fortificados da cidade:
Só há pequenas fracções destes muros uma vez que um castigo muitas vezes aplicados pelos Reis desta zona, quando se passava algo de menos agradável na cidade era que os próprios habitantes, os mesmo que tinham construído as fortificações tivessem de as destruir! Uns metros à frente paramos numa ponte e ai tivemos mais uma explicação histórica, duas aliás, a primeira acerca do parque:
Este território especifico foi conquistado e reconquistado pelos franceses, esta pequena parte do rio era chamada a "água dos pobres", onde todos podiam pescar, mas na primeira conquista francesa, e pelo que nos foi dito, as palavras pobre e amor era homófonas, assim uns anos depois quando a cidade voltou aos seus "donos" originais o nome ficou como "água do amor", este erro histórico levou a que os casais de hoje em dia no dia do seu casamento venham a este local tirar fotografias visto tratar-se da "água do amor". Depois foi-nos dito para olhar para a nossa esquerda onde estava uma torre feita em tijolos:
O pensamento geral foi que a torre seria uma espécie de prisão ou uma coisa do género mas não, era um antigo paiol da pólvora, que tinha de estar fora da cidade por decreto real.
Continuamos a nossa caminhada e encontramos o hospital velho da cidade que neste momento é um lar de idosos:
A próxima paragem foi uma begginage (acho que se escreve assim), é um sitio difícil de definir, não é um convento mas é algo parecido, um sitio para onde iam as mulheres solteiras 6 a 8 anos antes de casar e onde estavam protegidas, era um local onde a entrada de homens era proibida! Tinha mais uma coisa interessante, era como um país dentro de outro! em cada entrada há um marco em pedra, onde terminava a Flandres e começava solo do Vaticano, onde as leis eram diferentes!


A partir daqui a parte cultural foi menor, simplesmente andamos a passear pela cidade admirando todos os edifícios de beleza inimaginável, e os doces tradicionais que fazem crescer água na boca a qualquer um!
A próxima paragem foi a mais alta construção do mundo em "tijolo burro", uma igreja muito bonita e com muitos pormenores fantásticos!
Houve em tempos uma família muito rica que tinha acesso directo da sua casa a esta igreja, abaixo deixo a foto da casa:
A ultima paragem da manhã foi um bar que tem um stock permanente de 718 cervejas diferentes, algo que valeu bem a pena ver!
A partir de agora não vou fazer mais descrições detalhadas simplesmente por as fotografias e por baixo a legenda:
Capela onde dizem existir conservada uma gota de sangue de Jesus Cristo

Praça Central de Bruges, antiga praça de comércio

Torre do Relógio

Primeiro local onde se compraram e venderam acções, tendo por base o sistema económico que conhecemos hoje em dia

Igreja (não me recordo do nome), esta igreja tinha o sistema de segurança mais avançado da Bélgica para proteger uma determinada obra de arte sacra que se encontrava no seu interior, pelo que nos foi dito a tal obra de arte estava avaliada em largos milhões, sendo que a segurança na igreja era mais elevada que no próprio parlamento europeu em Bruxelas. Mas a peça religiosa foi roubada, todos os carros da policia de Bruges foram inutilizados, os acessos à igreja foram barricados, etc., conclusão, o roubo da Historia na Bélgica...
Assim terminamos a nossa visita a Bruges.

Peço desculpa por ter estado tanto tempo sem publicar nenhum post mas não havia Internet aqui em casa, downloads a mais, dá nisto.
No entanto só há mais um facto a destacar, ontem o Teo foi às compras e comprou um produto básico em qualquer casa, azeite, sendo a garrafa de vidro decidiu mete-la na mochila... ao chegar à esquadra da policia, a quinhentos metros de casa deixou cair a mochila e como é óbvio a garrafa partiu-se! Ao longo dos quinhentos metros que separam a Terrace House da Policia há um rasto de manchas de azeite no chão! Ele todo chateado, chega a casa aos berros com ele próprio e pergunta-nos "Why do the bad things allways happen to me???"

5 comentários:

  1. Só tenho duas coisas a dizer:
    1 - quero ir a Bruges!!!
    2 - quero conhecer o Teo... looool :P

    ResponderEliminar
  2. Procura uma foto do Rowan Atkinson, é sósia dele!!!

    ResponderEliminar
  3. Ou ele (Teo) é que é sósia do Rowan?!? Huuummm... :P

    ResponderEliminar
  4. Vá lá vá lá, esse teu amigo conhecer o azeite já não é nada mau lol eu qd estive aí (também em erasmus) os meus colegas usavam óleo para cozinhar que delicia...

    ResponderEliminar