domingo, 25 de setembro de 2011

Paris, um resumo do meu dia

O dia começou cedo, por volta das seis e meia da manhã, tomar banho, arranjar-me para sair e finalmente sair... Primeira grande surpresa do dia, apesar de estar um frio de rachar, estava sol! Lá fomos todos para o autocarro, desta feita o meu companheiro de viagem até Paris foi um Finlandês, o Kai. Fiquei a conhecer alguns factos interessantes acerca da Finlândia como por exemplo o facto de o serviço militar ainda ser obrigatório. Chegados a Paris, começou a confusão, toda a gente a sair do autocarro, os professores a dar indicações mas, parecia Portugal, todos falavam mas ninguém se entendia. Havia duas hipóteses, uma ir sozinhos descobrir Paris e a segunda era fazer um roteiro pelos pontos mais importantes da cidade na companhia de um dos professores.
(Isto é um pequeno aparte como nota mental: os que pensam que são muito inteligentes e que o bonito é andar por Paris a parar de tasco em tasco a beber cerveja sinceramente não sabem o que perderam) Avaliadas as duas opções, como é natural escolhi o tour cultural, beber cerveja e andar perdido em Paris é uma perda de tempo quando só se tem um dia. Começamos a andar e a primeira paragem foi um museu em que a maior parte da colecção era dedicada ao impressionismo mas o que me fascinou a mim não foi a exposição mas sim o edifício, uma antiga estação ferroviária que é fantástica:
Bem a partir daqui começaram os problemas, no nosso grupo estavam quatro miúdas turcas, todas muito "criancinhas" e que começaram a tirar fotos em todo o lado mas, não fotos normais, fotos em pose e fotos todas trabalhadas para estarem bonitas para o facebook, depois de esperar 10 minutos por elas à porta do museu começou toda a gente a desatinar porque é uma falta de respeito ter de esperar para que possam tirar as fotos nas pose XPTO. Lá apareceram as miudas e seguimos o nosso caminho, próxima paragem Louvre!!! Ao passar pelas pontes era incrivel a quantidade de "love locks" existentes!
Mais uma vez a cena das fotografias repete-se e já toda a gente deitava fumo pelas orelhas! Chegamos ao Louvre, um local arrebatador, a fusão arquitectónica do antigo com o novo está simplesmente genial!
Aqui aproveitamos para visitar o palácio real e ver o interior de alguns dos edifícios importantes que o rodeavam! Next stop: Centre Pompidou! Um edifício muito bonito mas o que me impressionou nao foi o edificio mas sim a quantidade de artistas de rua e a sua arte, fiquei boquiaberto com algumas das coisas que vi...
Seguinte paragem importante, Notre Dame! Nesta fase aconteceu uma coisa interessante, as turcas tinham ficado outra vez para trás mas o professor não esperou por elas, quando lhe dissemos que faltavam as miúdas ele simplesmente respondeu "Vocês estão tão fartos delas como eu, vamos embora, elas encontram o caminho para o autocarro" e assim foi!
Visitamos a Catedral, muito bonita mesmo mas, acho que lhe falta alguma coisa, tornou-se mais um local turístico que um local de culto por isso perdeu a mística que rodeia alguns dos grandes templos que conheço mas, é normal... Daqui rumamos à ultima paragem do dia a Torre Eiffel, fomos de metro e depois só tivemos de andar 500 metros para chegar à Torre, visão deveras arrebatadora! A fila era extensa e o número de vendedores ambulantes era simplesmente indescritível!
A certo ponto estava eu na fila para subir à Torre e começo a ver os vendedores ambulantes todos a correr em direcção aos jardins, a principio não percebi o que se passava mas depois quando vi a policia de bicicleta e de patins a persegui-los desatei a rir!! Na fila de espera encontrei um casal de Braga que estava de férias em Paris foi bom poder conversar um pouco em portugues... Depois de uma hora de espera, entrei no elevador, no segundo andar da torre tive de mudar de elevador para poder ir para o topo mas a vista daqui já era arrebatadora
Visto isto, meti-me no segundo elevador a caminho do topo, cada vez a vista era mais assombrosa e no topo fiquei sem conseguir respirar tal a beleza do que via!!!
Depois de quase 20 minutos no topo a admirar tudo o que me rodeava vi que era hora de voltar a descer visto estar proxima a hora da partida para Kortrijk, mais uma vez apanhar dois elevadores diferentes para descer, mal eu imaginava o que me esperava. Enquanto descia apercebi-me que a iluminação da Torre estava a começar a acender, pensei para mim que seria bonito ver a Torre iluminada! Mal eu sabia que no preciso momento em que eu estava a sair da Torre estava a começar o espectáculo de luzes, fiquei impressionado com a beleza de tal visão!
Fiquei dez minutos a admirar a Torre e rumei ao autocarro! Uma vez chegados ao autocarro começamos a conversar e todos perguntavam, "onde foste?", "onde andas-te?", cada vez que eu dizia todos os sítios onde tinha estado, ficava toda a gente de boca aberta e a dizer que tinha feito mal em ir por sua conta e risco porque acabaram por não ver nada! Já no autocarro o motorista surpreendeu-nos, tinha comprado cerveja para toda a gente!!! Assim foi o meu dia, a minha viagem a Paris, sei que escrevi muito pouco acerca de um dia tão cheio mas, não tenho mais ideias para escrever... Agora vou só contar um pouco do dia de hoje, hoje passei grande parte do dia em modo de descanso, visto ontem o dia ter sido longo mas, a meio da tarde fomos dar uma volta de bicicleta e acabamos por ir a uma cidade vizinha de Kortrijk, se eu digo que nesta cidade todos vivem muito bem, então aqui os vizinhos vivem bem melhor, o pior carro que vi foi um Audi A4!!! Ao jantar estávamos todos sentados a comer e o Enrique a fazer um barulho com a boca que parecia um porco e eu disse-lhe que tentasse fazer pelo menos um pouco menos de barulho visto que estava a incomodar toda a gente, a resposta pronta "Isto é uma questão cultural, em Espanha toda a gente come assim!", do outro lado da mesa só se houve, "Não é não, também sou espanhol mas tenho respeito pelos outros, ninguém tem de ver o que tenho dentro da boca nem fazer o mesmo barulho que um triturador de lixo! Usas a cultura como desculpa vezes demais!". A realidade é que me incomoda mas iria deixar o assunto por ali mas o Izaro sente-se ainda mais incomodado que eu com o barulho que o artista faz! Assim termino o meu post por hoje! Até à proxima! PS: neste tempo todo não há nada para contar do Teo, o rapaz está menos azarado!!

1 comentário:

  1. Apesar de resumido, está tudo descrito e pormenorizado, parece que lá estive também!!!! :P

    ResponderEliminar